recent

Crítica: Moana a princesa "não princesa" da Disney merece o destaque!


Toque os tambores e descubra quem é você – e não, não é uma princesa!

Uma nova Disney Animation chegou, em meio tanta representatividade feminina e girl power, encontramos nos cinemas a nova personagem da produtora – Moana, uma menina extremamente determinada, aventureira e curiosa. A personagem que chegou primeiro nas telonas americanas, deu o ar de sua graça nos cinemas brasileiros para mostrar a importância do protagonismo, e tudo isso é apresentado no filme Moana: Um Mar de Aventuras.

A produção que conta a história de três mil anos atrás, onde os melhores navegadores do mundo cruzaram o Pacífico e descobriram as ilhas da Oceania. Mas após um milênio, o povo da ilha parou as viagens – e até Moana chegar e conseguir mudar completamente a visão do povo, com a ajuda de sua avó (“eu só dou trabalho, esse é o meu papel”) que é apaixonada por raias e isso é um fato muito importante no enredo da história, além de outros personagens que são apresentados.



Outro ponto que ganha grande destaque na produção, é o papel da Maui – o único personagem masculino que tem destaque, mas mesmo assim, continua em segundo plano quando o assunto é Moana, mas ao seu lado eles foram uma dupla e entram em uma jornada, tanto com o mar quanto os conflitos, sem construir nenhum par romântico (YEAH! Disney <3).

Além de todo esse peso no roteiro, nós encontramos em Moana: Um Mar de Aventuras, a utilização da cultura local do Havaí, que é apresentado na narrativa, desde os deuses indo até as histórias da existência de semideuses, sem deixar de apresentar os costumes do local.



Já no quesito musica, Moana chegou com uma animação extremamente musical – como outros filmes do estúdio, mas por sua vez, as músicas conduzem a narrativa, mescla a cultura com o auto descobrimento dos personagens, vai desde histórias e mitos, até descobrir qual é o seu propósito na vida.

E falando em propósito, ao sair da sala de cinema, o questionamento sobre o nosso próprio auto descobrimento, qual é o nosso propósito atualmente? Será que estamos fazendo as coisas como nós queremos e aquilo que realmente desejamos? Moana, nos ensina a pensar muito nisso.



É nítido, que Moana: Um Mar de Aventuras é uma nova fase e de novos rumos no estúdio, que tem como sua base as princesas e podemos ter uma previsão de como será as futuras princesas Disney.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.