recent

"LEMONADE", entenda o porque do título do novo álbum da Beyoncé


“Lemonade”, esse é o nome do novo álbum da cantora Beyoncé, lançado na noite de sábado (23/04), após a exibição de um filme com as músicas no canal HBO dos EUA. Mas a dúvida é porque o álbum se chama LEMONADE (Limonada, em português)? A justificativa vem com diversas referências históricas.

Desde a divulgação de Formation, em março, a cantora vem falando com mais frequência sobre a discriminação racial e todo contexto histórico dos afro-americanos. No seu novo álbum, Beyoncé se aprofundou e como é mostrado no filme produzido pela HBO, existem outros desdobramentos sobre o tema. E nisso, a “Limonada” acaba entrando – como uma critica e um posicionamento.

O limão é indicado como um artificio para o clareamento da pele, isso você pode encontrar em diversos sites voltados para estética. Já dermatologistas dizem, que ao passar limão (independente se é a casca, spray ou até mesmo o suco) sobre a pele pode trazer manchas e irritação na pele. Trazendo todas essas informações dentro da crítica social, Beyoncé conseguiu reformar a questão da “padronização” da beleza e até mesmo mostrar que na sociedade (infelizmente, ainda atual), pessoas com pele escura ainda realizam esse tipo de “tratamento” caseiro, tudo por conta do padrão de beleza.

“LEMONADE” é nada mais, que um projeto que traz diversas críticas ao “brancocentrismo” que existe. Com a missão de empoderamento negro, entre as canções, encontramos Freedom, que ao fim da música, é possível ouvir Agnez Dereon, vó de Beyoncé, falando: “I had my ups and downs but I always find the the inner strength to pull myself up. I was served lemons, but I made lemonade.”


Em uma tradução (livre): “Eu tive meus altos e baixos, mas eu sempre encontrei a força interior para me reeguer. Me deram limões e eu fiz uma limonada!”. Essa frase explica e muito a descrição disponível no Tidal: “... um projeto conceitual, baseado na jornada de auto-conhecimento e cura de todas as mulheres.” 

Meus ancestrais bebiam limonada achando que isso iria embranquecê-los. A mídia me deu limonada, mas não adiantou.  - Beyoncé

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.