recent

Educação via streaming: A junção entre tecnologia e professores


A tecnologia nunca parou de crescer e em todos os lugares nos deparamos com ela (que já se tornou nossa melhor amiga, não é?). No âmbito educacional nada é diferente, a tecnologia continua se tornando cada vez mais presente. Utilizamos desde fazer uma pesquisa rápida para tirar um duvida de escrita ou até mesmo estudar, como material de apoio.

Eduardo Valladares
(Foto: Divulgação/Descomplica)
Este tipo de serviço de educação via streaming, como a Netflix, está cada vez mais conhecido e atraente. Vendo a popularização e o assunto se tornando cultural, fomos entrevistar a equipe do principal serviço no Brasil - o Descomplica.

Criado em 2011 pelo professor de física, Marco Fisbhen, o site começou com o projeto de levar ensino de qualidade com uma abordagem divertida, fácil e simples aos alunos na internet. Com aulas que inicialmente foram lançadas como gravações, se expandiu e iniciou o processo de aulas ao vivo. “A princípio, pensávamos em ser um complemento, mas investimos muito na qualidade dos profissionais que temos. O resultado foi rápido, somos a maior plataforma de educação e tecnologia online do Brasil com preparação para o Ensino Médio.” conta o gerente pedagógico, Eduardo Valladares.

A plataforma de ensino, que mostra aos alunos uma forma mais simples de como entender um conteúdo que aprendeu dentro da sala de aula, foi sucesso tanto com os alunos como os professores, de acordo com a professora e coordenadora Jaqueline Barea. Ela indica aos seus alunos esse tipo de vídeo, mas antes ela faz uma seleção do conteúdo. “Eu prefiro selecionar porque muito deles possuem erros conceituais, então eu preciso fazer uma seleção para escolher os melhores”, conta a professora que também tem um blog onde disponibiliza o material - da mesma forma que explica aos seus alunos dentro da sala de aula.

Já a professora de ciências, Patrícia Montebello, relata que a indicação vai depender muito do aluno. “Não recomento para todos, há alunos que tem mais facilidade em aprender nesse estilo, outros é necessário uma intervenção diferente”, aponta.

“Eu adoro os vídeos, eu uso ele como um material de apoio (acho que é assim), porque o professor explica na sala de aula e eu vou a busca de mais informações, entender a fórmula de uma maneira diferente e ter todas as visões de como usar”, relata o estudante de ensino médio, Gabriel Silva, que ainda enaltece a forma descontraída que dos professores deste tipo de serviço. “Faz parte de uma das nossas ideologias. Fazer o aluno gostar de aprender. Tem dado muito certo. Esse é o nosso espírito.”, explica Eduardo Valladares sobre a forma descontraída que Gabriel tanto elogia.

Este tipo de plataforma ainda é recente no Brasil e divide opiniões dos educadores, mas faz um grande sucesso. Como o próprio Descomplica anuncia, ainda este ano podem vir novidades na plataforma. “Estamos estudando várias frentes. Temos novidades em relação a dar mais opções de estudos aos alunos.” finaliza Valladares.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.