recent

Dia do beijo!

E quem nunca se sentiu assim, né?

Hoje, 13/04, é comemorado o dia do beijo. A data também é celebrada no dia 6 de julho - dois dias no ano dedicados a este ato tão bom! - mas ninguém sabe exatamente a origem da comemoração. 

Mesmo assim, o beijo é histórico e não somente relacionado ao amor. Entre os hebreus, por exemplo, era uma saudação tão comum quando "olá", além de servir como ato de reconciliação ou perdão. Com os persas, o beijo era entre pessoas da mesma classe social - se um fosse abaixo, o beijo era no rosto. Judas identifica Jesus aos perseguidores com um beijo. Na Idade Média, era comum um beijo entre vassalos e senhores feudais para selar acordos.

Muita coisa mudou até aqui - exceto o fato do beijo estar presente em quase tudo o que gostamos. É tema de músicas, aparece nos filmes, nas novelas, nos livros, nas HQs, nos seriados, nos desenhos animados e por aí vai. Não vivemos sem ele e existem até estudos que comprovam a eficácia do beijo no tratamento contra a depressão. Beijar faz nosso cérebro liberar endorfina, substância responsável pela sensação de prazer. 

E aí, já beijou alguém hoje?


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.